quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A Invenção Humana



A construção da Humanidade resulta do auto-aproveitamento e da auto-gestão das capacidades bio-psico-sociais da espécie que, ao longo da História, atravessaram conjunturas naturais e dinâmicas de grupo diversas, elaborando estratégias de sobrevivência e coexistência. Podemos até dizer que, provavelmente, a resiliência, enquanto competência que deixa persistir a esperança de que se alimenta a nossa absurda e maravilhosa capacidade de sentir a alegria, tem sido responsável pelo facto de, a partir de todos os dramas, reconstruirmos a existência... inteligência, imaginação, emotividade e racionalidade asseguraram até agora a nossa subsistência e permitiram que, apesar de toda a crueldade que somos capazes de praticar suportando as guerras, as fomes, as misérias e as injustiças, desenvolvessemos também valores que chegam já para apresentar visões do mundo plurais capazes de, se levadas à prática, permitirem a conciliação da vida social e política com uma ética da liberdade e da bondade e uma economia sustentada equitativa.
Por isso, vale a pena persistir, dizendo NÃO à injustiça, à opressão, à prepotência e ao autoritarismo que inflige sofrimento a outrem e acreditando que SIM, é possível um Mundo Melhor para Todos! Feliz Ano Novo!

2 comentários:

  1. Que excelente 1º post de 2009, ao som de "Alegria" do Cirque du Soleil :-) Que este novo ano nos traga também magia, bem precisamos de uns pozinhos de perlimpimpim e de algumas ilusões. Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Alegria!... é preciso inventar a alegria!... e os seus melhores inventores somos nós próprios/as!... Bjinhos

    ResponderEliminar