domingo, 1 de março de 2009

Exclusão e Empreendorismo...


A exclusão social ameaça cerca de 30.000 pessoas, desempregados que deixaram de acreditar na reintegração no mundo laboral ou que perderam competências para investir na procura, anuncia hoje o DN. O fenómeno, denotando o grau de pobreza que grassa na sociedade portuguesa e que se revela, diariamente, em exponencial crescimento, com a actualização dos dados de que se tem uma ideia pelo cruzamento das fontes de informação (comunicação social, INE, IEFP, IPSS's, ...), é revelador de uma realidade que precisa, urgentemente, de soluções, sob pena de se tornar um factor multiplicador dos efeitos da crise. Por um lado, denota o estado anómico da população (cujo índice depressivo, em termos de saúde mental pública, se agrava constantemente) e, por outro, manifesta o desinvestimento da população activa, potenciais trabalhadores/consumidores, no esforço de resolução das situações de carência, aumentando-se o défice de capacidade criativa, indispensável ao empreendorismo reconhecido como essencial para efeitos de criação de emprego... este é um dos graves dilemas sociais que, em termos de previsibilidade, devemos equacionar como factor a considerar na construção de intervenções integradas, direccionadas para a recuperação dos índices de confiança dos investidores e para o contrariar do desânimo social que vai crescendo entre o número, cada vez maior, de pessoas em risco de pobreza... só assim podem ser criadas as condições de desenvolvimento, com impacto social revitalizador da economia, de atitudes inovadoras que requerem espírito de iniciativa.

1 comentário:

  1. Ana Paula, excelente análise, se me permite. Peço-lhe desculpa pela demora no relevo devido a este espaço de invulgar qualidade. Este post mostra bem o reparo que merece esse atraso. Em todo o caso, fica a referência http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/blogue-recomendado-nossa-candeia.html
    aonde me atrevo a recomendar a relação entre o que diz e um importante instrumento de intervenção - o microcrédito - que tenho a felicidade de ter estudado por algumas vezes no caso português.
    Bem haja pela qualidade deste espaço!

    Carlos Santos

    ResponderEliminar