segunda-feira, 2 de março de 2009

Pancho Villa...




"Esquadrão Guilhotina" de Guillermo Arriaga é um livro cuja acção se situa na primeira década do século XX, durante a Revolução em que, no México, foram protagonistas Francisco Villa e Emiliano Zapata. Com humor e um sentido metafórico sobre os bastidores de todas as guerras, Guillermo Arriaga, mexicano, historiador, autor de outro livro já publicado em Portugal, "O Búfalo da Noite", assinou argumentos cinematográficos premiados internacionalmente por várias vezes em Cannes: "Babel", "Amor Cão", "Três Enterros de um Homem" e "21 Gramas"... Com uma investigação histórica credível, Guillermo Arriaga tem em "Esquadrão Guilhotina" uma parábola aos estereotipos, aos acasos e oportunismos dos "situacionistas" que, no caso, a título de exemplo, integraram as forças de Pancho Villa, no México rural e pobre de inícios do século passado, que as guerrilhas lideradas por ele próprio e por Emiliano Zapata, transformaram na Revolução Mexicana. O conhecimento do terreno e o olhar atento às dinâmicas interpessoais fazem de "Esquadrão Guilhotina" um exemplo da boa literatura que, associando o espírito jornalista e o humor, nos leva a ler, num ápice, um história bem contada, cujo final nos permite o sentimento de que há modos vários de dizer a verdade e transmitir o sentido...

2 comentários:

  1. Fiquei com água na boca só de ler a excelente crítica que faz ao "Esquadrão Guilhotina"...A ser como diz, vou já procurá-lo nas livrarias. Muitos parabéns também pela música que acompanha o post.

    ResponderEliminar
  2. Estimado Sokinus,

    Obrigado pelas suas palavras. Espero que encontre o "Esquadrão Guilhotina" e que a sua leitura o delicie como aconteceu comigo.

    ResponderEliminar