segunda-feira, 6 de julho de 2009

De Xinjiang ao Tibete... pelos Direitos Humanos!

Na próxima 6ªfeira, dia 10 de Julho, Hu Jintao, Presidente da República Popular da China, visita Portugal... depois dos acontecimentos de ontem na região de Xinjiang em que foram mortas 140 pessoas e 800 ficaram feridas, podemos olhar para a China esquecendo ou minimizando a sua persistente violação do Direitos Humanos? Não, claro que não... num país em que 56 "minorias" são constantemente perseguidas, o argumento da organização "anticomunista" não pode relativizar a realidade... uma realidade que, no Tibete, se mantém, desde 1959... por isso, divulgo aqui o apelo do Grupo de Apoio ao Tibete:

"Visto estarem previstos encontros entre o Sr. Hu Jintao e o Presidente da República, o Primeiro-Ministro de Portugal, assim como o Presidente da Assembleia da República, apelamos à vossa tomada de acção.

Desta vez não organizaremos nenhuma manifestação ou acção de rua, devido à fraca adesão que anteriores acções têm tido, apenas vos propômos o envio de mensagens electrónicas para os acima referidos poderes políticos.

Entre o dia 6 de Julho (aniversário de S.S. o Dalai Lama e celebração do Dia Mundial do Tibete) e o dia 10 de Julho (data da chegada do Presidente da República da R.P.C.) apelamos a que se enviem emailes diários, apelando a que se aborde a questão Tibetana e se exija o cumprimento dos direitos humanos no Tibete.

Seguem os seus contactos:

Presidente da República
belem@presidencia.pt
ou
http://www.presidencia.pt/?action=3


Primeiro-Ministro
http://www.portugal.gov.pt/pt/Pages/Contacto.aspx


Presidente da Assembleia da República
http://www.parlamento.pt/sites/PAR/PARXLEGA/Contacto/Paginas/default.aspx


O Grupo de Apoio ao Tibete enviará também cartas ao P.R. e P.M. de Portugal assim como ao Presidente da A.R, alertando para a abordagem da questão Tibetana quando da visita a Portugal de Hu Jintao (brevemente disponível para consulta).

Caso desejem que o V/ nome seja referido como signatário na carta mencionada, p.f. informem-nos até ao fim de segunda-feira, 6 de Julho, Dia Mundial do Tibete!

Obrigada!
"

Sem comentários:

Enviar um comentário