sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Leituras Cruzadas

Ouço Mendelssohn enquanto escrevo e vou escolhendo olhares que nos devolvem uma imagem honesta do país que somos... O primeiro destaque de hoje, pela qualidade e o rigor de "primeira água", vai para o texto de Osvaldo Castro: Contra o Despautério Eleitoralista, Urge ter Sentido de Estado e Respeito Institucional... depois, porque se torna cada vez mais difícil não falar do papel da comunicação social, vale a pena ler sobre esta matéria, os textos: Engoliram um Conviccimetro? de Carlos Barbosa de Oliveira e Não há Idade para a Ingenuidade de Pedro Correia - o primeiro por lembrar regras essenciais da profissão e o segundo por denotar as suas melhores motivações que, de acordo com a deontologia e a ética, devem respeitar e procurar a verdade na realidade dos factos, sem necessidade de os inquinar para que a subjectividade interpretativa se lhes sobreponha... e, exactamente a este propósito, porque o país é também mas não só o que dele se vai dizendo, vale a pena ler os textos Possesso com a Relação do País com os Incêndios de Paulo Querido, Esta é a Mais Sentida e Real Instabilidade de Lopes Guerreiro, Para Quando o Encerramento de Pequenas Aldeias? de João Ricardo Vasconcelos e Um Funeral com Palmas e uma Biografia com Saltos de João Tunes. Finalmente, porque o mundo se estende para além dos nossos horizontes mais próximos, sugiro a leitura de outros 2 textos: Não Sou Capaz de Dar Título a Este Post de Ana Cristina Leonardo (com um sério apelo à subscrição da Petição online aí acessível) e, ainda, pela excelente autobiografia que divulga: Morreu o Angolano Ruy Duarte de Carvalho de Joana Lopes. Finalmente, após actualização deste post em 15/08, acrescento, pelo interesse e actualidade da problemática, a sugestão de leitura de O Que Caracteriza o Trabalho Escravo Hoje, no Brasil? publicado por Eduardo Marculino no História Viva.

8 comentários:

  1. Muitro obrigado, Ana Paula, por mais este destaque. Caiu-me muito bem, neste momento difícil. Bem haja!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Beijinhos, Carlos... Sou que agradeço, meu amigo, pelo gratificante Crónicas do Rochedo de onde sopram brisas revigorantes para todos que vale sempre a pena destacar :)

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula Fitas
    Grata pelo "itinerário" proposto pelas suas "Leituras Cruzadas" e que resulta numa apreensão positiva e com sentido, onde se esgrimem questões inumeráveis revestidas de predicados reais e sensíveis.
    Um grande abraço amigo e solidário :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  4. Cara Ana Brito :)
    Uma das melhores características na blogosfera é precisamente esta: a de descobrir autores que até então desconheciamos e encontrar formas de diálogo e relacionamento interactivo de natureza diferente da comunicação social comum -onde a diversidade de argumentos e interesses se processa de forma unilateral...
    Um grande abraço anigo e solidário :)

    ResponderEliminar
  5. Espero que mais um link sirva para mais umas quantas assinaturas. É o mínimo que podemos fazer. Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Espero que sim, Ana Cristina... espero que sim! :)

    ResponderEliminar
  7. Ana Paula Fitas,

    Desculpe lá o lapso...mas claro que fico muito grato pelas palavras de recomendação que resolveu juntar ao link que fez para o meu post...São elogios a mais, mas vou aceitá-los.
    Um abraço de reconhecimento e Amizade,

    Osvaldo Castro

    ResponderEliminar
  8. Meu caro amigo Osvaldo Castro,
    Presume que considera lapso só agora aqui ter vindo... será?... Por favor, se assim é, não se preocupe porque os elogios e os links que faço são feitos por reconhecimento desinteressado da sua qualidade e para conhecimento de quem os lê... os agradecimentos são generosos, bonitos, gratificantes mas, "não fazem o monge" :)
    Bem-haja pelas suas palavras.
    Um grande abraço amigo.

    ResponderEliminar