domingo, 26 de setembro de 2010

Alentejo que Canta e Faz Chorar...


Descobri há dias o talento de António Zambujo... e hoje encontrei este tema que não resisti a reproduzir e que aqui partilho, pela evidência com que uma sonoridade reflecte nitidamente a identidade cultural reconhecida por todos de forma inequívoca - como o requer, por definição, a própria natureza identitária. Reproduzindo perfeitamente uma melodia tradicional, a voz de António Zambujo soa refrescante e límpida, como o correr das fontes no silêncio quente da planície quando a noite descansa sobre o branco do casario... e o vídeo que ilustra este cantar, percorrendo os 3 distritos com que se faz o Alentejo, evoca os símbolos visíveis de um espaço e de uma cultura que se faz de cal e oca, de terra e pedra, de flores, rostos e caminhos... Do Guadiana à Pedra dos Namorados e ao Templo Romano de Évora, do casario e do castelo de Portalegre às igrejas e ao Museu de Beja, o Alentejo comove sempre porque, enquanto canta, chora de ternura por um futuro que receia eternamente adiado...

(O tema chama-se "Trago Alentejo na Voz" e encontrei-o no A Carta a Garcia a quem aproveito para agradecer a sua divulgação.)

4 comentários:

  1. Ana Paula,

    Obrigado pela referência e agradeça aos deuses que lhe revelaram um tal cantor alentejano...
    Abraço Amigo,
    Osvaldo Castro

    ResponderEliminar
  2. Fez-me sorrir, caro Osvaldo.
    Obrigado,
    Abraço amigo :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma amiga que me apresentou, António Zambujo...

    ...e fui conquistado pela sua voz, estilo e temas...

    Faz vibrar a minha costela alentejana!
    :)
    António

    ResponderEliminar
  4. Caro António Tapadinhas,
    É bom conhecer pessoas talentosas, mais ainda se nos fazem vibrar o que guardamos das raízes, das memórias, dos afectos ou dos valores que, deixe que aproveite para o dizer, também a sua Arte reflecte.
    Obrigado por ter vindo até aqui e por aqui estar :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar