sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Leituras Cruzadas - Especial Nobel mas, não só...

O Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao conhecido dissidente chinês, Liu Xiaobo, condenado a uma pena de prisão de 11 anos por enfrentar o regime da República Popular da China ao reivindicar o respeito pelos Direitos Humanos no seu país. A atribuição do Nobel da Paz a Liu Xiaobo deu já origem, como seria de esperar!, à reacção das autoridades chinesas que afirmam a degradação das relações da China com a Noruega na sequência desta escolha da Academia Nobel para o mais prestigiado galardão mundial no reconhecimento do combate pela paz, a liberdade e a tolerância e na condenação dos que insistem em ignorar e violar os Direitos Humanos (vale a pena ler, sobre o Nobel da Literatura, o texto publicado nos Outros Cadernos de Saramago, tal como é importante ler, sobre o Nobel da Paz o que diz o Grupo de Apoio ao Tibete, João Carvalho no Delito de Opinião e João José Cardoso no Aventar ou, designadamente por se referir também ao Nobel da Medicina, cujo trabalho na área da fertilização "in vitro" não pode ser minimizada ou ignorada em contextos de envelhecimento populacional extra-ordinário, o que escreveu João Tunes no Água Lisa).
Entretanto, por cá, a guerra económico-financeira continua e apesar de, como diz Manuel Alegre, o congelamento de salários ou mesmo, a generalidade das medidas de austeridade não resolvem a situação económica do país, servindo apenas para encontrar receitas capazes de responder à questão do deficit, a verdade é que a demagogia continua, inútil e injustamente, a fazer eco (como bem exemplificam os textos de Nuno Teles no Ladrões de Bicicletas, de João Ricardo Vasconcelos no Activismo de Sofá e, no já referido Delito de Opinião, de João Carvalho). De qualquer modo, por razões que Eduardo Pitta denota no Da Literatura emergem reacções colectivas de que Daniel Oliveira dá nota no Arrastão, enquanto o maior partido da oposição continua a desenvolver argumentos de impasse que, configurando a tensão e o contraditório, nada acrescentam de útil à dinâmica socio-económica (leia-se o texto de Osvaldo Castro no A Carta a Garcia e de JMCorreia-Pinto que escreve ainda um outro texto que vale mesmo a pena ler... no Politeia, claro!).

8 comentários:

  1. Cara Ana Paula,
    Obrigado pela referencia.
    Abraço Amigo,
    OC

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas
    É um prémio muito bem atribuído a um homem, um intelectual que luta pelos direitos fundamentais da China, contudo há a lamentar as manifestações de censura na divulgação do mesmo e a detenção de dissidentes chineses que comemoravam a atribuição do Nobel num país tão em crescendo economicamente, mas tão ditatorial no que respeita a política.
    Peço desculpa, mas não tenho disponibilidade, de momento, para fazer as leituras que sugere...
    Um beijinho :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  3. Querida Ana Paula,

    Muito obrigada por esta selecção. Para mim é óptimo porque nunca tenho tempo de fazer uma ronda decente pelos melhores.

    Beijnho.

    :)))

    ResponderEliminar
  4. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    É absolutamente pertinente este Prémio Nobel da Paz a este dissidente chinês, porque o regime deste país é nefasto do ponto de vista interno pelo desrespeito pelas liberdades e direitos dos chineses e externamente porque adultera uma competitividade transparente e justa no Comércio internacional. Por isso, esta pequena forma de pressão da Academia Sueca de Ciências sobre o regime Chinês é legítima e o esforço e o sacrifício de Liu Xiaobo são meritórios.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. A Liberade é o lugar onde os sonhos plenamente se realizam.

    ResponderEliminar
  6. Carissimos amigos Osvaldo Castro, Ana Brito, Ariel, Nuno Sotto Mayor Ferrão e José Luís,
    Desculpem responder conjuntamente mas, a sintonia das nossas palavras, permite-o. Pelas vossas, o meu sincero muito obrigado! ... e permitam-me parafrasear o amigo José Luís: "A Liberdade é o lugar onde os sonhos plenamente se realizam". Por isso, somos unânimes na expressão do voto de Liberdade para Liu Xiaobo e para todos os cidadãos do meundo :)
    Um grande abraço amigo a todos!

    ResponderEliminar
  7. POSIÇÃO OFICIAL DO PCP
    Sobre a atribuição do Prémio Nobel da Paz
    Segunda 11 de Outubro de 2010

    Face a solicitações de vários órgãos de comunicação social sobre a atribuição do prémio Nobel da Paz deste ano, o PCP divulga o seguinte:

    A decisão da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo – inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China - é, na linha da atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao Presidente dos EUA, Barack Obama, mais um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos.

    ResponderEliminar
  8. Mais de 2000 mil anos depois, os homens que defendem um entendimento pacífico entre os homens, continuam a ser perseguidos, como, se fossem os seres humanos mais perigosos do mundo.
    E depois aparecem estas posições completamente anormais, como esta tomada de posição do PCP.
    Devia ter ficado calado, não havia necessidade de demonstrar que a "barbárie" ainda mora na Soeiro Pereira Gomes.

    ResponderEliminar