quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Alegria de Outono...

Ao sol destes dias do início de Novembro chama a tradição o "Verão de São Martinho" evocando-se hoje, dia 11, no calendário corrente, este patrono que, segundo reza a lenda, dividiu a capa com quem hoje seria designado por "pessoa sem-abrigo". O momento, ritual de transição para o aprovisionamento necessário ao tempo frio, celebra-se com a partilha do conhecido Magusto e com a prova do "vinho novo"... é sempre, de qualquer forma, um tempo que nos remete para o refúgio e que se caracteriza por um colorido de frutas doces, quentes e saborosas! Fruta para Todos deveria ser um dos lemas da Luta contra a Pobreza!

7 comentários:

  1. Fruta para Todos deveria
    ser um dos lemas da Luta
    contra a Pobreza?
    Devia, com certeza!
    Mas em lugar segundo, ou até terceiro
    pois coloco a outra luta em primeiro...

    (continuo a pensar que só
    se erradica a pobreza mudando radicalmente de politicas ou, como agora é moda dizer-se, de paradigma...)

    Bom Magusto, minha Cara

    ResponderEliminar
  2. Rogério :)
    ... muito bonito!... é bom quando o não-dito se apreende nas pausas deixadas entre a sonoridade do sentido das palavras.
    Obrigado!... porque é isso mesmo: Fruta para Todos como lema na Luta Contra a Pobreza é, nada mais, nada menos, do que uma forma de afirmar a urgência de mudança do paradigma... ou, como bem sabemos, de percepção do mundo e consequentemente, de políticas!
    Bom Magusto, Rogério!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Que bela cesta de frutas e legumes que aqui nos apresenta. Pena que o "Verão de S. Martinho" não tenha aparecido. Pelo menos, por estas bandas.

    ResponderEliminar
  4. Pena que hoje não tivesse havido Sol com fartura, que o digam os sem abrigo. Uns tiveram algum, outros nem por isso. No aeroporto de Faro, vão mais alguns para o desemprego, em que raio de País nos estamos a tornar!??? ( desculpe o palavreado, mas apetecia-me dizer coisas bem diferentes ). Há uns anos, alguns mesmo, um amigo meu dizia-me " Qualquer dia, quem quizer no resto do mundo, saber como é que antigamente se vivia vem a Portugal mostrar, como hoje se vai ao jardim zoológio ver animais exóticos ". Eu nunca quiz acreditar que assim fosse, hoje, com muita mágoa, sinto que estamos a caminhar para lá. Será que vamos passar a viver do turismo, deste turismo que o meu amigo profetizava? Por um lado ainda bem que o meu amigo já não está estre nós, por outro sinto a sua falta e agora que estava mais próximo das ideias dele.....Será que é só porque não temos gente capaz em Portugal? Ou será que nas Universidades só se aprende a ser egoísta? ( existem algumas excepções, mas cada vez menos ) Ninguém se preocupa com o vizinho do lado, querem lá saber!!!! Luta contra a pobreza ? Sim, podem lutar contra a pobreza acabando com os pobres da pior maneira, como em tempos os EUA fizeram com Indios e Negros. è para aí que este País caminha? Desgosta-me por ser o MEU, desgosta-me ainda mais porque não quero outro.

    ResponderEliminar
  5. ... pois é, Relógio de Corda :)
    ... este ano, o Verão de S.Martinho não foi, de facto, brilhante - deve ter sido em solidariedade com o "resto" :))
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro Zéparafuso,
    ... as suas palavras, por coincidirem com o que de mais profundamente se receia e se pensa no fundo do silêncio de muitos nós, ficam aqui registadas como um alerta!... e acredite!, o drama que expressa no final: "Desgosta-me pos ser o MEU, desgosta-me ainda mais poque não quero outro" é tão verdadeiro que dele retiramos a justa revolta e o constrangimento...
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  7. Ainda a propósito de que "todos os indicadores de sustentabilidade socio-econóica nacional permitem corroborar a afirmação" ( de que PT é o pais mais pobre da UE ( segundo o FT )), sugiro a leitura atenta do que segue, nomeadamente no que respeita a estatisticas e indicadores:

    http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/index.jsp

    Talvez valha a pena reparar que por exemplo no que respeita a taxas de risco de pobreza após transferencias sociais, estavamos em melhor posição que paises como Espanha, Italia, e até Reino Unido. Percebe-se que ao Finantial Times possa não interessar divulgar esses dados, mas outros, porque, lá está, indicadores há muitos e cada um usa os que dão mais jeito à sua agenda.

    ResponderEliminar