terça-feira, 23 de novembro de 2010

Formar, Empregar e Integrar...


... nesta peça hoje transmitida pela RTP, para além da temática em causa, são de destacar duas referências que, no nosso país não têm sido alvo de reflexão e que, de há muito, considero pertinentes: uma refere-se à questão do planeamento do ensino em função do mercado - erro estrutural em que se insiste apesar de assentar numa ilusão sem sustentabilidade; outra, a necessidade de investimento na valorização da diversidade profissional... a este propósito, cabe ainda lembrar até por fazer sentido no actual contexto nacional, que as principais causas de sobrevalorização do ensino superior e de sub-valorização do ensino profissional decorrem das representações sociais generalizadas sobre o tipo de profissões que destes dois tipos de ensino emanam e que correspondem na prática e na opinião pública a diferentes facilidades de acesso a salários e condições de vida mais elevadas. O erro é notório e a urgência da mudança também... nas práticas e nas representações.

4 comentários:

  1. A persistencia no erro (ensino unificado) é tão ou mais grave do que um dia ter errado (Ministro Sottomayor Cardia)

    ResponderEliminar
  2. O erro é mais do que grosseiro:
    A cegueira é tão grande, e a presunção é de tal ordem, que julgam saber quais os saberes a ensinar aos jovens, para virem a desempenhar as profissões do futuro...( que não sabem quais são!)
    Esquecem-se é de compatibilizar essas duas coisas: A ignorância sobre os quesitos futuros, com a sobranceria do que julgam saber no presente...
    O resultado já está à vista:
    Há imensos empregos em numerosas empresas para os quais não há simplesmente concorrentes...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Rogério,
    Obrigado pela clarividente citação do ex-Ministro da Educação Sottomayor Cardia.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro MFerrer,
    Obrigado pelo contributo, lúcido e objectivo, que, além de nos devolver a face do problema, nos permite ainda ver uma outra das suas faces.
    Abraço.

    ResponderEliminar