terça-feira, 16 de novembro de 2010

Marinho Pinto, o Bastonário do Povo


As ordens profissionais foram criadas para defesa dos seus profissionais e, acima de tudo, para que sejam respeitados os seus códigos éticos e deontológicos, desinteressados e em defesa dos cidadãos. A Ordem dos Advogados também e, por isso, se a população votasse nas suas próximas eleições, iria, seguramente, reeleger o seu actual Bastonário, Marinho Pinto. Marinho Pinto, criticado pela forma apaixonada como defende os seus pontos de vista, tem tido a coragem de, desassombradamente, colocar "os dedos nas feridas" da Justiça e da advocacia. Merecido é, portanto, o prestígio e a admiração que conquistou, por mérito próprio, entre os portugueses. Quanto à sua reeleição é de sublinhar que, se os advogados defendessem de facto a causa pública acima dos interesses corporativos da classe, iriam votar no mesmo sentido em que o faria a população e o próximo Bastonário da Ordem dos Advogados, seria, como o país merece, Marinho Pinto.

9 comentários:

  1. Ele tem a atitude correcta de exigir que a defesa dos interesses dos membros da Ordem, de que é bastonário e a cujo cargo se recandidata, esteja implicada na defesa dos direitos dos cidadãos no exercício isento da Justiça, com o merecido prestígio que essa aliança acarretará para toda a classe dos profissionais da advocacia.

    ResponderEliminar
  2. Bem visto, de facto.
    Resta esperar que a Classe defenda de facto a Causa Pública e que Marinho Pinto seja reeleito para o cargo.
    Cumprimentos
    Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula,

    Assino por baixo, como se costuma dizer. Acrescento que a imprensa, sempre que pode morde. Na tv é frequente passar 30 segundos da parte mais veemente para lhe dar imagem de demente. Gostei particularmente de MP ontem nos P&C...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Saravah,

    ...felizmente ainda há maçãs sadias!...

    M. José

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana Paula

    Plenamente de acordo. Eu votaria em Marinho Pinto sem margem para dúvidas e sem conhecer alternativas. Mas duvido seriamente que ele seja reeleito... (infelizmente)... no entanto, gostaria muito de me enganar! Bem haja a sinceridade, frontalidade, honestidade e carácter de Marinho Pinto. Este país precisava de muitos como ele!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Ana Paula,
    Um homem público ao meu estilo. Sem preocupações de forma, mas empenhado em conteúdos e causas. Classificam-no de politicamente incorrecto. Julgam que o críticam, mas tecem-lhe um elogio à coragem de enfrentar poderes e hábitos instalados.
    Tenho uma filha advogada. É do último curso de antes do Bolonha. Já está habilitada com 3 exames da OA. Continua estagiária, a recibo verde, sem direitos de segurança social e sob o risco de, subitamente, ser dispensada. Isto numa conhecida sociedade de advogados lisboeta. É contra este género de injustiças e o mau funcionamento da justiça que Marinho Pinto se bate.
    Um abraço,
    Carlos Fonseca

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo com o título "Marinho Pinto, o Bastonário do Povo", e o texto lúcido que escreveste.

    Vai ao Poet'anarquista ler o comentário que te deixei na publicação "Poesia".

    Um beijo,

    Cabé

    ResponderEliminar
  8. Cara Ana paula Fitas
    Sem caír em populismos Marinho Pinto foi uma verdadeira pedrada no charco ao pôr em causa os interesses corporativistas que lamentavelmente sobreviveram à instauração da Democracia. Não entendendo muito do assunto, parece-me ser o homem certo no lugar certo.
    Acredito que em muitas outras areas há outros "Marinhos Pintos" pena que não estejam nos lugares "certos".
    Cumprimentos
    R.Manuel

    ResponderEliminar