segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A desumanidade estrutural dos mercados contra o uso humano da globalização...


O Bangladesh, um dos mais pobres países da Ásia e do mundo, sofre também a crise dos ricos e poderosos (ler aqui). Apesar dos esforços de Muhammad Yunus (ler aqui) e do Banco Grameen (ler aqui)... é isso que torna mais cruel o mundo arrogantemente considerado "desenvolvido" por cuja lógica financeira sofrem todos os cidadãos do mundo, destituídos de poder económico e político. Além da Ásia e da África (ler aqui o exemplo da Guiné), a América do Sul é também vítima de um funcionamento económico-político sem escrúpulos de que a morte de 2.000 crianças na Guatemala, apenas entre os meses de Janeiro a Novembro é suficiente ilustração (ler aqui). Os valores, a consciência e os princípios democráticos não podem permitir que o mundo seja obrigado a pagar com a morte, a fome e a pobreza extrema, a lógica dos mercados. A globalização implica soluções integradas e universais... é por isso que a crise não se resolve com intervenções do FMI para corrigir "desvios" que repõem a mesma dinâmica... é por isso que é urgente exigir uma reforma económico-política radical... é por isso que não podemos perder oportunidades no caminho a trilhar para que se alcance este objectivo... por muito tempo que ainda falte, não temos o direito de ignorar e de não colaborar!... não se trata apenas dos pobres e das pessoas sem-abrigo que conhecemos no espaço que habitamos! O preço que a Humanidade paga pela lógica liberal e neo-liberal do lucro é o rosto da nossa maior desumanidade! (ver aqui o mapa comparativo dos países com mais elevada taxa de pobreza).

(o vídeo da imortal canção de Joan Baez foi surripiado ao Poet'Anarquista)

2 comentários:

  1. Faz todo o sentido o que escreveste no texto, "A desumanidade estrutural dos mercados contra o uso humano da globalização...", o que só vem reforçar a publicação no Poet'anarquista "MÚSICA - JOAN BAEZ" e o que escrevi na dedicatória - "A pedido de uma alma sensível, "Song of Bangladesch" de Joan Baez..."

    Não sei se me fiz entender...

    (Vai ler a mensagem que lá te deixei no Poet'anarquista, sua surripiadora de vídeos surripiados... ehehe!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  2. Camões... eu agradeço a música, a letra, a dedicatória... e adorei... não só a dedicatória mas o riso partilhado do "surripianço" eheheheh :))
    Bjs!

    ResponderEliminar