quinta-feira, 24 de março de 2011

De Angela Merkel a José Sócrates e de Pedro Silva Pereira a Pedro Passos Coelho


... a realidade é o que é e é incontornável a integração de Portugal, como membro de pleno direito, na União Europeia. Hoje, em Bruxelas, José Sócrates foi saudado pelos esforços que fez e pelas medidas que propos e negociou... independentemente do que se pense do Directório Europeu e face à real inexistência nacional de alternativas plausíveis e eficazes, a verdade é que a democracia partidária portuguesa "perdeu a face" entre os parceiros europeus e os mercados (a escalada de credibilidade portuguesa desceu de novo, bastante!, face às avaliações da Moody's e da Fitch, ainda nem tinham passado 24 horas após a apresentação da demissão do Primeiro-Ministro!)... Pedro Silva Pereira explicou bem a situação, ontem, na Assembleia da República (ler aqui)... e hoje, apesar da comunicação social portuguesa, falar de Passos Coelho como se o PSD fosse poder legitimado por eleições, o líder deste partido já se apressou a dizer que não pode dizer que não vai aumentar impostos, deixando "no ar" a possibilidade de uma nova subida do IVA... se a isto somarmos a flexibilização e liberalização do fraquissimo mercado de emprego que temos pela aposta na precariedade e a intenção de tudo privatizar (dos hospitais, às escolas e à televisão)... o que podemos esperar do actual estado da cidadania e da seriedade intrínseca da nossa democracia? ...

... ainda restam dúvidas? A quem?... quando, ainda por cima, Jean Claude Juncker, hoje mesmo, deixou claro que estamos a um passo de ter, de facto!, o FMI a gerir a economia portuguesa!... quem ganha com tudo isto?... ninguém!... a não ser a vaidade, a arrogância e, diga-se sem reservas: a ignorância!

6 comentários:

  1. Querida Ana Paula

    E a ganancia pelo pote....

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Vai ao Al Tejo... está lá uma surpresa!

    (Não publiques o comentário, não faz sentido)

    Um beijo,

    Kabé

    ResponderEliminar
  3. Querida Ariel,
    ... e ainda não perceberam que o pote é uma ilusão em que, pela ganância dos tolos, se sacrificam os povos...
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Querido Cabé :)
    ... é verdade que o comentário não faz aqui sentido directo... mas, depois de ir ao AL Tejo e saber que vais publicar a tua poesai numa revista internacional de poesia na Roménia, a convite dos próprios, faz todo o sentido, dizê-lo, anunciá-lo e felicitar-te em voz alta!... a herança de Camões de que és ainda testemunho tem agora um reconhecimento contemporâneo romeno e isso não é de somenos... Estou, tenho a certeza que o sabes, muito, muito feliz! Parabéns, meu querido amigo... e beijos :)

    ResponderEliminar
  5. Cara Ana Paula,
    Ganham apenas os que vivem, do quanto pior, melhor.
    O País, e os mais desprotegidos que se danem!
    Esta auto-proclamada esquerda, que tudo fez para colocar a direita revanchista no poder, um dia terá que responder perante a História...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Caro MFerrer,
    ... tem toda mas,mesmo toda a razão!... e é exactamente isso o que mais dói!... a História éxigirá as devidas contas e a esquerda, por mais que tente justificar-se, não pode desresponsabilizer-se de ter legitimado uma das piores rendições da democracia!
    Obrigado pela partilha da lucidez solidária.
    Um abraço.

    ResponderEliminar