domingo, 12 de junho de 2011

Da Arrogância e do Desrespeito Democrático do Jornalismo em Portugal...

Em democracia, o respeito pela liberdade de expressão e pelo direito à informação, são princípios inalienáveis que se regem por regras de ética e deontologia, capazes de garantir que a comunicação social é, por natureza, o grande aliado dos cidadãos... contudo, o uso abusivo da potencialidade manipuladora do sector, alimentou uma auto-representação dos profissionais destituída de realismo, justeza e credibilidade. É, por isso, chocante, verificar que reflexões substantivas sobre a matéria, são maioritariamente ignoradas e votadas ao silêncio, por quem pensa deter o chamado "quarto poder", votando ao desprezo os fundamentos da democracia que consagra e defende o direito de uma das mais importantes liberdades sociais, cívicas e políticas. Justifica-se, por isso, a referência a um excerto do discurso do Presidente do Tribunal do Supremo, Noronha do Nascimento,  uma peça analítica sobre o mundo da comunicação social portuguesa que não pode ser minimizada e, muito menos, ignorada. Trata-se da constatação de factos e da legítima dedução de efeitos, feito por quem tem uma autoridade prestigiada e inequívoca na sociedade portuguesa. O texto foi, felizmente!, publicado por Estrela Serrano no seu Vai e Vem (onde cheguei atráves do sempre atento Weber do Mainstreet). Estrela Serrano, personalidade justamente reconhecida, chama ainda a atenção para outras análises e reflexões da maior importância também sobre a comunicação social, que o sector e os seus profissionais persistiram em ignorar, apesar de uma delas ter sido feita pelo Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro e a outra, pelo próprio Presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia... Que nos sirvam, a nós, cidadãos e leitores, para aprendermos a ler melhor, mais cautelosa, criteriosa e criticamente, o que a própria comunicação social vai, por aí, produzindo... até porque, nos tempos que correm, "mais vale prevenir que remediar"! 

4 comentários:

  1. Olá, Ana Paula,
    Nos últimos tempos tento "guardar” espaço para o silêncio e cordialidade, mas estou destinada a arrancar-lhe um sorriso. Veja que, quanto ao "direito à informação" do Artigo 39.º
    (Regulação da comunicação social) da "nossa" Constituição da República, a alínea c) também defende "A independência perante o poder político e o poder económico" (só o Coelho do Lewis Carroll entenderia este "passo"). Mas repare, somos "tão democráticos", mas "tão democráticos" que até permitimos, em plena "liberdade de expressão", o seguinte veredicto (daquele senhor que também "integrou" o IDP): "se não for eleito Presidente da AR renuncio de imediato"). Porquê falar em ética deontológica?! O Artigo 13.º
    (Princípio da igualdade) da Constituição da República diz-nos que: "1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei"! (Permita-me a redução ao absurdo e adaptação do masculino plural genérico para o feminino: "1. Todas as cidadãs têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei" – será que o "nosso" Presidente da República se sentiria incluída?!). Um grande, grande abraço: Jeune (JDZ).

    ResponderEliminar
  2. Olá Jeune :))
    ... saudades!!!... pois... claro que me arrancaste um belo sorriso... porque, em relação à lógica, só mesmos os Coelhos, os Chapeleiros e as Alices de Lewis Carroll nos podem fazer sorrir com inteligência... Obrigado pela excelente e elucidativa composição de retalhos dos nacionais preceitos... assim, fica tudo, de facto, muito mais claro! :)) - quero dizer, evidente... justificadamente, evidente :))
    Um grande, grande abraço... e volta sempre... porque é sempre muito bom sorrir :)))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ana Paula,

    Tenho uma nova morada. Saí do Aventar.
    Como sucede em relação a outras matérias, faz uma reflexão límpida e objectiva sobre o desempenho da comunicação social em Portugal. Nas negociações de formação do novo governo, felizmente o CDS, e sendo de esquerda não tenho retraimento em citá-lo, felizmente o CDS, dizia, recusa a privatização da RTP.
    Ontem, na minha nova e solitária morada blogosférica, escrevi um texto em que admito o conluio de Balsemão e Coelho para destruir a televisão pública.
    O grupo Impresa passa, de facto, por uma degradação económica e financeira; para a SIC, deduz-se, quanto mais rápida a privatização da RTP melhor. É, de facto, a subjugação da comunicação social aos interesses do poder económico; o que, de resto, é também reiterado pela comentadora anónima (Jeune), com a citação de diversos instrumentos legislativos.
    Porque contém alguns números que são interessantes de observar, permito-me pois indicar o endereço do meu texto:
    http://solossemensaio.blogspot.com/2011/06/proposito-da-privatizacao-da-rtp.html

    Um abraço sempre amigo,

    Carlos Fonseca

    ResponderEliminar
  4. Carlos,
    Obrigado pelo importante contributo que aqui partilha e que, como sempre, enriquece sobremaneira o que vamos pensando e registando. Saúdo-o com votos sinceros de muita longa e feliz vida para a nova e recém criada vida blogosférica onde irei hoje mesmo, com muito interesse e com a expectativa que a admiração e a amizade do Carlos me merecem.
    Um abraço sempre, sinceramente!, muito amigo.

    ResponderEliminar