segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Poder, entre o Sonho e a Realidade...

Pedro Passos Coelho concretizou o velho slogan do PSD "Um Governo, Uma Maioria, Um Presidente", tornando realidade o que já quase adquirira o estatuto de mito... herdando o legado de um compromisso difícil que irá recair sobre todos os portugueses e de cuja execução operacional o PS fica desresponsabilizado, o próximo Primeiro-Ministro carrega ainda a responsabilidade de realizar o sonho dos sociais-democratas portugueses... ironias da História e fardos do Poder?!... Seja como for, vamos agora ver e sentir o preço da transformação de um mito em realidade... e, a não ser que aconteça um milagre!, desta vez, o sonho alcançado não coincide com o que nele projectaram os que o idealizaram.  

3 comentários:

  1. É mais uma vez uma visão redutora. O Governo necessitará do Parlamento, veremos o qque o PS fará nesse momento, sendo de acreditar que não vote contra o que assinou. PPCoelho, esse, terá dentro do paradigma actual sempre razões para se justificar com o mandato de Sócrates. Quanto a mim, cada vez dou mais atenção ao que se vai passando com alternativas como por exemplo para isto, que deve ser lido

    ResponderEliminar
  2. Rogério,
    Não é uma visão redutora. O Parlamento tem uma maioria e a oposição PS, CDU e BE dificilmente conseguirão alterar alguma coisa... colocar o problema na mera perspectiva de assistir ao que o PS vai fazer, isso sim é, na minha perspectiva, redutor... o PS entrou em processo de reestruturação interna e, nestas alturas, como sabemos, o trabalho externo é, também por isso, condicionado - condicionamento a que acresce, antes de mais, o facto de ter assinado o acordo que não poderá desrespeitar senão no que respeita à forma de materializar a substancialidade do que foi acordado e o facto de ser oposição... As alternativas são sempre benvindas mas, olhar apenas para o longe, afasta-nos da realidade cuja gravidade não me parece justo ignorar em nome de um distanciamento teorético... obrigado pela sugestão de leitura.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ana Paula Fitas
    Desejo boa sorte à Portugal e aos amigos portugueses com o seu novo Presidente!
    Beijos amiga,
    Dani

    ResponderEliminar