sábado, 9 de julho de 2011

Leituras Cruzadas...

Os tempos correm estranhos, quase bizarros, ridículos, dramáticos... e percebê-lo decorre de uma ainda que ligeira observação do vertiginoso mundo de notícias que nos rodeia, feito de medos e ameaças, sustos e perigos que, à força de quererem chamar a atenção, nos desviam o olhar da esperança e do ânimo que nos alimentará a alma até que as "crises" se reduzam à dimensão natural que lhes cabe e relativamente à qual temos, não só!, o direito de viver com dignidade mas, também, com a sanidade do distanciamento que nos é devida pelo justo e legítimo exercício que é o nosso direito à recusa da manipulação evidente a que somos e estamos expostos, quase incontornavelmente... é por isso saudável e urgente recorrer aos antídotos disponíveis que nos permitem a criação de defesas a esta pandemia do capital que nos resgata as vidas e nos consome as economias, com o riso sádico, cínico e mudo dos perversos... por isso, vale a pena ler textos como o de Luís no A Natureza do Mal ou os de Artur Costa e Eduardo Maia Costa no Sine Die... e se os factos são susceptíveis de várias traduções (como as de Valupi no Aspirina B ou de Osvaldo Castro no A Carta a Garcia) é aconselhável não deixar de atender à leitura de fundo do que estamos a viver e de que fazem bom eco os textos de Nuno Teles, Jorge Bateira*  e João Rodrigues no Ladrões de Bicicletas, de Raimundo Narciso no PuxaPalavra* e, como sempre!, de  JM Correia-Pinto no Politeia... Felizmente, os dias também vão dando à luz outros testemunhos, mais raros e por isso mesmo, mais preciosos, como são os que se podem ler nos textos de Tiago Mota Saraiva no Cinco Dias, de T.Mike no Vermelho Cor de Alface, de Manuela Araújo no Sustentabilidade é Acção, de Paulo Nobre no A Cinco Tons ou de Raul Iturra no Aventar - onde Antero nos faz sorrir... tal como o faz Rogério da Costa Pereira no Pegada.
(Os textos dos autores assinalados com * foram publicados, nos respectivos blogues, após a publicação original deste Leituras Cruzadas mas, pelo seu interesse e qualidade não posso deixar de os referir!)

4 comentários:

  1. Ana Paula, obrigado pela referência. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Luís,
    Sou eu que agradeço a escrita e a possibilidade da partilha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Paula

    Muito a obrigada pelo link para o Sustentabilidade é Acção. Tenho também de agradecer ao Leonardo Boff, pois o crédito é todo dele :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela :)
    ... sou eu que agradeço... a ambos :)))
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar