segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mulheres e o Direito de Voto... na Arábia Saudita

A partir de 2015, as mulheres poderão votar e ser candidatas ao poder político na Arábia Saudita. Num país cuja cultura não tinha reconhecido, até hoje, quaisquer direitos às mulheres, a notícia é relevante (ler AQUI) - designadamente porque, entre as minhas proibições cívicas e públicas a que estão sujeitas, as mulheres sauditas lutavam ainda pelo quase elementar direito a conduzir. A situação merece a nossa atenção e o nosso acompanhamento até porque, como se sabe!, entre, por um lado, as promulgações legais e o quadro teórico e, por outro lado, a prática efectiva dos direitos que os costumes e a tradição configuram, vai uma longa distância, quase sempre caracterizada pelo medo e a violência.

6 comentários:

  1. Que linda a mulher da foto. Todo apoio e vamos ficar de olho!. Beijos do Brasil, Dani
    Ana Paula haverá um evento gratuito em brasília e eu irei parece muito legal: 13o. Conselho das Avós, com representantes do Alaska, Tibet, Nepal, México, etc.
    Veja em: http://www.avozdasavos.org/evento-inscricao.html

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas
    Sempre atenta aos direitos das mulheres e das minorias, espezinhados.
    Mas oportuno o seu alerta. Uma coisa é o consignado na lei, outra a realidade.
    Abraço Solidário
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos já se fala no direito a voto das mulheres!!!! É de aplaudir!! Mas...será para cumprir? Será para acreditar ou para " inglês ver "? 2015 é já ao virar da esquina!Tenho algumas reservas. Faço votos para que seja mesmo verdade!!!
    Abracinho, por enquanto muito timido
    Zeparafuso

    ResponderEliminar
  4. Olá Dani :))
    É desse apoio que as mulheres precisam, minha amiga :) ... as sauditas... e todas as outras! Faço minhas as tuas palavras de apoio à luta feminina na Arábia Saudita! Por todas nós, muito, muito obrigada. Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, Rodrigo... é isso mesmo! Temos que estar atentos/as e permanecer solidárias/os... principalmente porque para se passar da teoria à prática muitas/os ficam pelo caminho... como vítimas, como resistentes ou, simplesmente, como resignadas/os...
    Um abraço grato e amigo.

    ResponderEliminar
  6. Carissimo Zéparafuso :)
    ... quanto tempo!... já tinha saudades dos seus comentários cautelosos e previdentes como convém a quem conhece a humanidade :))
    ... e sim, 2015 é já "ao virar da esquina" e a assimilação na prática de legislação tão radicalmente oposta à tradição, cria, com razão, muitas reservas... de qualquer modo, é assim que o mundo avança :)... por isso, estou consigo nestes votos de boa-fé pela mudança.
    Um abracinho -ainda tímido como convém a quem conhece a humanidade :))

    ResponderEliminar