sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Da Identidade Cultural como Património Imaterial da Humanidade

A diversidade cultural é o registo identitário da Humanidade. ADN da especificidade da nossa estrutura organizacional, o património imaterial tem sido reconhecido pela UNESCO para que se conservem e protejam alguns dos mais carismáticos símbolos das mais conhecidas produções culturais planetárias. Hoje, no momento em que se cumprem 25 anos sobre a elevação do Centro Histórico de Évora a Património da UNESCO, Portugal tem uma candidatura forte e prestigiada internacionalmente para que o FADO venha, também, a ser reconhecido como Património da Humanidade! (VER E LER AQUI)

1 comentário:

  1. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Nos tempos da Globalização e da uniformização de padrões culturais nada mais importante a este nível do que a protecção da diversidade cultural a que a Unesco se tem dedicado com estas prestigiantes Classificações. Tenho pena que a Classificação do centro histórico de Marvão não tenha singrado. No entanto, como a Ana bem nos recorda graças à Classificação do centro histórico de Évora, em 1986, foi possível preservar uma grande parte da sua fisionomia urbanística como em poucas outras cidades portuguesas o foi.

    Esta candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade tem sido bem fundamentada e tem unido os portugueses num sentimento salutar de pertença a identidade cultural comum.

    Saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar