domingo, 8 de abril de 2012

Homenagem a Todas as Crianças Ciganas...


"Bela e Sebastião", da autoria de Cécile Aubry, é uma extraordinária peça de literatura cujo profundissimo conteúdo cívico e pedagógico, merece a sua consideração como obra de excelência da literatura infanto-juvenil. Testemunho disso mesmo é o facto de, nos anos 60, ter sido produzida e realizada a série francesa com o mesmo nome que, no final dessa década, passou, como em muitos países europeus, num inesquecível registo a preto e branco, na RTP. Quanto à 1ª tradução do livro em língua portuguesa surgiu pela mão da editora Aster, em 1968, com uma capa que reproduzia a imagem do menino cigano, protagonista de uma história que, mais tarde, originou uma série de desenhos animados, cuja adaptação, infelizmente!, perdeu o essencial da narrativa... Das muitas histórias que li, vi e conheço penso que não erro ao dizer que nenhuma alcança, nem de perto, nem de longe, o poder e a qualidade de "Bela e Sebastião" na edição e produção originais.... hoje, Dia Internacional dos Ciganos, fica o registo da minha homenagem à dignidade dos seus Povos, através deste imenso e terno abraço que daqui segue para a Ana, a sua Família e para todas as crianças ciganas que tive a honra de conhecer, Homens e Mulheres de 1ª Água, de que destaco, além da Ana, a Elisabete e o Joaquim:

Bem-hajam!

4 comentários:

  1. Um Povo que muito admiro, e pelo qual temo.

    Não será que o querem(remos) esvaziar dos seus valores?!...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto do texto que tomei a liberdade, depois de identificar devidamente a sua autoria, publicá-lo no meu blogue. Parabéns pela escrita e pelas recordações trazidas. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa... subscrevo, sem reservas, as palavras partilhadas: "Um Povo que muito admiro e pelo qual temo" e receio pela razão que também aí podemos ler: "Não será que o queremos esvaziar dos seus valores" - porque o problema se continua a colocar com a mesma acuidade apesar da convicção de que a questão é, acima de tudo, um problema de comunicação condicionada cultural e mentalmente... Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Cont(R)a Corrente... é uma honra e uma alegria esta partilha... vou já espreitar :))
    Abraço.

    ResponderEliminar