quinta-feira, 26 de abril de 2012

Miguel Portas, uma vaga de emoções


O Parlamento Europeu cumpriu 1 minuto de silêncio numa sentida e sincera homenagem a Miguel Portas... considerado por todos os seus colegas como um homem de grandes convicções, foi particularmente gratificante ouvir o Presidente do PE, Martin Schulz, referir o seu carácter e a sua honestidade, ao mesmo tempo que se confessava impressionado e emocionado com a "vaga de emoções" suscitada pela notícia da sua partida (ler aqui)... Não é de estranhar... num meio onde a política se faz, regra geral, à revelia da cultura e em que a ideologia se caracteriza por pequenos e grandes corporativismos, um cidadão como Miguel Portas faz/fez, seguramente!, a diferença. Felizmente, o facto da emoção ter percorrido a diversidade das pessoas e dos grupos que o conheceram, denota que a qualidade e o mérito são, ainda!, reconhecidos - e, quiçá, perspectivados com uma espécie de nostalgia comum em que se pressente (com mais ou menos gosto e com mais ou menos consciência) que, afinal!, estamos todos muito mais perto do que parece... entretanto, por cá, Manuel Alegre disse:

É triste ver partir alguém com tanta capacidade na plenitude da vida
24-04-2012 sic notícias

Em primeiro lugar penso no homem, na pessoa: um homem na plenitude da vida, que gostava de viver, tinha uma grande curiosidade, uma grande cultura, um homem inteligente, muito afável, politicamente muito empenhado, de grandes convicções mas que tinha uma grande capacidade de diálogo. Recordo sobretudo a forma como me acompanhou na última campanha presidencial, ele já estava doente mas era muito discreto e estava sempre bem disposto, com alegria, com empenho. Foi fundador do Bloco de Esquerda mas foi sobretudo um homem que se empenhou muito em estabelecer pontes para a convergência com outras forças de esquerda. E mostrou também grande coragem na maneira como enfrentou a doença. É uma grande perda não só para o seu partido mas para a democracia portuguesa. É triste ver partir alguém com tanta capacidade e tão grande potencial praticamente na plenitude da vida."
Manuel Alegre in Manuel Alegre

2 comentários:

  1. "Sei que defendia as suas ideias com uma tenacidade muito forte, mas era um homem que respeitava os outros, até ao momento em que tinha um sentimento de que os valores fundamentais tinham sido violados"

    Não se foi. Continua a ser referência...

    ResponderEliminar
  2. ... continuará, Rogério... como faz falta que seja!
    Um abraço.

    ResponderEliminar