sábado, 25 de agosto de 2012

Desemprego, Política, Economia e Sociedade...

O que é absurdo na realidade socio-económica das sociedades contemporâneas e, em particular, nas ditas sociedades ocidentais, "livres e democráticas", é o facto de, na correlação de forças entre economia e política, perder sempre a sociedade. A constatação, apesar de paradoxal, denota a persistência de uma representação social trágica que repete o estereótipo da história da desigualdade dos direitos: a valorização do capital em detrimento do reconhecimento do valor humano. Por isso, apesar da tecnologia, do conhecimento, da consciência social, da opinião pública, dos mecanismos eleitorais e dos meios de comunicação, a supremacia do poder continua instalada no pedestal da arrogância de uma pretensa fatalidade que se auto-alimenta de justificações endógenas, alheadas dos mais elementares interesses do desenvolvimento humano. Afinal, a interdependência, a globalização, a des-nacionalização dos meios de produção e das próprias concepções culturais concorrem, essencial e quase exclusivamente, para assegurar a continuidade das condições de manipulação das massas... e a nova escravatura passa pelo desemprego que, em última análise, decorre da incultura e da irresponsabilidade social dos agentes económicos e políticos. A este propósito, vale a pena destacar os esforços cívicos dos que não desistem de lutar, resistindo ao silenciamento desumano a que, progressivamente, a exclusão social vai, a um ritmo assustador, condenando milhares e milhares de pessoas... é o caso das iniciativas do MSE:
COMUNICADO:

"Até ao fim de 2013 o Governo prevê gastar 344 milhões de euros no programa Impulso Jovem, o que corresponde a mais de 600 mil euros por dia – dinheiro dos impostos dos contribuintes. Isto significa que o Governo vai subsidiar empresas privadas para, nada mais nada menos, do que conseguir dois postos de trabalho altamente precários por dia. Estas medidas que mais não são do que propaganda vão sair caras aos portugueses. O Governo de Pedro Passos Coelho não tem solução para o desemprego estrutural. Somos 1 324 680 trabalhadores desempregados e o Impulso Jovem é mais um buraco sem fundo que permite desresponsabilizar as empresas dos seus deveres para com os trabalhadores. Assim, lutar contra o desemprego é lutar contra este governo.

Plenário do MSE

Data: Quinta, Setembro 13, 2012 - 18:30
Local: Clube de Santa Catarina - Calçada do Combro 49,1º (Lisboa)
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/447455811941507/
 "

1 comentário:

  1. Bom dia, Ana! Grata pela linda reflexão!
    Realmente, como é forte esta interdependência entre economia, capital humano e consequentemente recursos naturais...
    Se uma população se reproduz demais: preocupante para o meio ambiente; se a reprodução cai drasticamente: preocupante para a economia.
    Cada segmento tende ao seu propósito; e dificilmente esbrange aos menos favorecidos, numa relação exógena onde todos teriam seu quinhão.
    Um respeitoso abraço,
    Cri.

    ResponderEliminar