segunda-feira, 28 de julho de 2014

Gaza - do Dalai Lama do Tibete ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU...

"Dalai Lama descreveu o conflito violento em curso na Palestina com a investida de Israel na Faixa de Gaza como “inimaginável”, dizendo que não esperava tal tipo de violência por parte de pessoas que afirmam manter os princípios religiosos.
“Todas as grandes tradições religiosas – islamismo, cristianismo, hindus e, é claro, jainismo e budismo – todas as grandes tradições religiosas – ensinam a prática da compaixão, amor, perdão, tolerância. Como é possível que uma pessoa que acredita em certa fé, se envolva em tal violência? “, disse Sua Santidade, o Dalai Lama, aos repórteres na segunda-feira, em resposta a uma pergunta sobre a crise, acrescentando: “É realmente muito, muito triste”!
Entretanto, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas realizou um debate de emergência em Genebra para analisar a crise, já que o número de mortos no 16 º dia do conflito era de 700, incluindo mais de 690 palestinos e 34 israelenses.
O Secretário-Geral Ban Ki-Moon estava na altura na região na esperança de reforçar o apoio para um cessar-fogo e a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, disse esperar uma resposta positiva por parte de ambas as partes mas advertiu que uma paz duradoura só pode começar com respeito pelos direitos humanos e da dignidade humana, e na plena realização do direito à auto-determinação.
Pillay disse ainda que Israel não faz o suficiente para proteger os civis, citando os ataques aéreos e bombardeios de residências e hospitais, condenando também o Hamas e outros grupos militantes por “ataques indiscriminados” em Israel.
Em média, está a ser morta uma criança por hora, nos últimos dois dias e tem havido um aumento acentuado dos nascimentos prematuros. Funcionários de Gaza disseram que, até ao momento, mais de 3.000 casas foram destruídas ou danificadas e 46 escolas, 56 mesquitas e sete hospitais já foram atingidos, conforme o jornal The Guardian informou."
(o texto, já com 3 dias, é uma  adaptação minha do original que se pode ler AQUI)

2 comentários:

  1. Que brutalidade, inconcevivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... pois... nem temos palavras... designadamente quando Israel acaba de afirmar que todos se devem preparar para uma ofensiva prolongada... para quê? ... destruir o destruído até à "limpeza" étnica total?...

      Eliminar